CASCAIS ART CENTER

A conversão de um antigo forte em um centro de arte é uma proposição ousada, uma antítese aparente. O forte, construído para proteção da população de Lisboa contra eventuais forças inimigas, transformado em um centro de arte, local representativo da liberdade de expressão e de manifestações artísticas e culturais da comunidade de Cascais.

 

O projeto arquitetônico parte deste contraponto funcional e materializa-se num contraponto formal à rigidez das muralhas do forte, através de uma proposta fluida com plena integração entre os ambientes do museu.

 

A intervenção, apesar de possuir uma identidade muito forte, é bastante sutil ao observador externo. Manifesta-se apenas através de um terraço-mirante que extrapola os limites do forte e avança em direção ao mar, de onde tem-se uma vista privilegiada da paisagem, do estúdio do artista e parque das esculturas, além de uma leitura completa dos próprios espaços do museu, circundados pelas muralhas.

 

Os módulos do café, workshop, palestras e áreas técnicas definem o indefinido espaço da galeria: todo o resto. A galeria corresponde a todo espaço não ocupado do museu, disponível para ser preenchido pela arte.

 

Configura-se como um espaço versátil a todo tipo de exposição, concertos, encontros comunitários, com áreas abertas e descobertas. As muralhas que foram integralmente conservadas participam ativamente deste espaço, expondo a própria história.

 

A galeria de arte expande-se para o ambiente externo na forma de um parque de esculturas, distribuído na montanha rochosa. Onde ao fim, está encravado o estúdio do artista, num espaço inspirador à criação artística.

 

O Centro de Arte Cascais ativa um símbolo histórico para dar à comunidade um novo espaço. Uma sobreposição incomum e suave que preserva a Fortaleza de Cresmina e oferece um lugar para a arte, história e interação.

 

Ficha Técnica:

Concurso Internacional de Arquitetura ARKXSITE - Site Art Center Competition (2015)

Projeto: Iuri Nascimento, Larissa Vitta e Rodrigo Arruda.

Colaboradores: Rafael Ferraz (Perspectivas e Design Gráfico)

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
CONTAto

contato@atelier6.arq.br

Iuri Nascimento +55 71 988 115 294

Larissa Vitta +55 71 991 103 320

Rodrigo Arruda +55 71 981 291 408

Untitled-1-Recovered.png