BIBLIOTECA FDUSP

O Anexo IV é um prédio de 9 pavimentos, um mezanino e um subsolo, localizado à Rua Senador Feijó, 205 – Centro. No entanto, não possui infraestrutura para funcionar como uma biblioteca e não oferece nenhum atrativo aos seus usuários. Os ambientes de consulta são ínfimos, os acervos transferidos permanecem comprimidos entre os andares, sem espaço para crescimento e com pouca circulação de ar, os elevadores estão em condições precárias e sem manutenção, não há infraestrutura para acessibilidade, o espaço não conta com estudos e certificações de controle de umidade e temperatura, etc.

 

O Edifício, hoje parcialmente ocupado com algumas atividades da biblioteca, deverá ser reformado e adaptado para acomodar este acervo e acolher o numeroso contingente de usuários que passará a frequentá-lo. Espera-se que a melhor qualificação técnica e espacial da nova biblioteca contribua para um significativo aumento na atratividade que esta exerce sobre a comunidade acadêmica.

O projeto de renovação da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo surge da cuidadosa observação da pré-existência e do programa a ser ali implantado, bem como estabelece a premissa de racionalidade na intervenção, economia, baixa complexidade de execução e geração controlada de resíduos.

Funcionando atualmente de forma precária e aquém de suas necessidades acadêmicas, o edifício do anexo IV da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo enfrenta o desafio do crescimento e da adaptação às novas tecnologias, ao tempo em que deve cumprir seu papel a salvaguarda e difusão da produção acadêmica interna, para além das funções tradicionais ligadas ao fornecimento das condições básicas de pesquisa para todos os corpos funcionais da Faculdade.

A sistematização de um bloco lateral contendo em todos os pavimentos as escadas principais de circulação, o monta-cargas/elevador de serviço e sanitários, além de área de apoio é parte importante da nova organização programática do edifício, liberando assim a maior área livre possível nos diversos andares para solução do programa solicitado.

Cada pavimento é também caracterizado pela manutenção do fosso de iluminação, que entendemos fundamental à qualidade espacial da Nova Biblioteca, vazio este transposto por passarela metálica ou escada de conexão aberta entre pavimentos específicos (bibliotecas departamentais e biblioteca circulante).

 

Finalmente, propomos a construção de dois novos pavimentos, viável do ponto de vista estrutural, proporcionando não só ampliação de área, mas também uma melhor solução volumétrica para o edifício e mais interessante relação com o conjunto urbano onde se insere.

 

Ficha Técnica:

Concurso Público Nacional de Arquitetura - Projeto de Arquitetura de Adaptação do Edifício da Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo - USP (2013)

Projeto: Adriano Mascarenhas, Flávia Dantas, Iuri Nascimento, Larissa Vitta, Pricila Aragão, Rodrigo Arruda e Sergio Ekerman.

Colaboradores: Rafael Ferraz (Perspectivas e Design Gráfico); Rosana Muñoz (Estruturas)

Premiação: 3° Lugar

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
CONTAto

contato@atelier6.arq.br

Iuri Nascimento +55 71 988 115 294

Larissa Vitta +55 71 991 103 320

Rodrigo Arruda +55 71 981 291 408

Untitled-1-Recovered.png